- Início
- Cursos e Minicursos 2019
- Concurso
- Fotos 2008/2009/2010
- Formatura
- NORMAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- Provas de concursos
- Exames/Glossário
- Conselhos de Radiologia
- Links - Produtos e Serviços
- Legislação
- Ache seu CEP
- Áreas da Radiologia
- Dúvidas Frequentes
- Eventos de Radiologia 2015
- FAÇA SUA RESERVA AGORA!
Exames/Glossário
Principais Exames
Radiologia
O que é?
A radiologia é o método de investigação por imagem que originou o nome da especialidade. A radiologia utiliza os Raios-X, que são radiações eletromagnéticas.
Doenças que melhor detecta:
Pneumonia, edema pulmonar, pneumoritônio, obstrução intestinal, tuberculose, doenças do aparelho urinário, doenças do sistema esquelético e locomotor.
Ultrassonografia
O que é?
A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras com frequências acima das audíveis pelo ouvido humano, chamadas de ultrassom. Tem a vantagem de não utilizar radiação ionizante e fornece imagens em tempo real.
Doenças que melhor detecta:
Efusões pleurais, lesões pélvicas e abdominais, colecistite, apendicite aguda, cirrose hepática, doenças da tireoide.
Mamografia
O que é?
A mamografia é um método de investigação das mamas que utiliza radiação ionizante e produz imagem com a utilização de técnicas de baixa tensão para garantir que as interações fotoelétricas produzam o contraste anatômico desejado.
Doenças que melhor detecta:
Nódulos, calcificações e distorções da mama, lesões não palpáveis, câncer de mama.
Tomografia Computadorizada
O que é?
A tomografia computadorizada (TC) é uma técnica de imagem que permite visualizar cortes transversais da anatomia humana usando-se os Raios X e o auxílio de um computador. Pode ou não ser utilizada com meio de contraste iodado.
Doenças que melhor detecta:
Mediastinais, tromboembolismo pulmonar - TEP, bronquiolite, edemas, câncer de pulmão, apendicite aguda, pancreatite aguda, diverticulite do cólon, colecistite aguda, ruptura de aneurisma da aorta, sofrimento vascular, obstrução intestinal, pneumonia, cálculo renal, doenças de crânio.
Ressonância Magnética
O que é?
A ressonância magnética (RM) é um método radiológico que utiliza radiação eletromagnética na formação da imagem que compreende num sistema de magnetos (ímãs), bobinas (antenas emissoras e receptoras de radiofrequência) e um conjunto de computadores. Portanto, não utiliza radiação ionizante, nem necessita de meio de contraste iodado.
Doenças que melhor detecta:
Vasculares, do coração, alterações mediastinais, efusões pleurais e arcabouço ósseo-torácico.
Medicina Nuclear
O que é?
A medicina nuclear é um método de diagnóstico por imagem baseado na captação de isótopos radioativos artificiais ingeridos ou injetados em veia periférica. As imagens são conhecidas como cintilografias ou cintigrafias. Com o advento do PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) as análises do corpo humano são feitas em nível celular.
Doenças que melhor detecta:
Osteomielite aguda, metástases ósseas, doenças renais, doenças da tireoide, doenças do esôfago, doenças do sistema digestivo, doenças hepáticas, doenças pulmonares, hidrocefalia, fístulas liquóricas, derivações ventrículo-peritoniais, lesão cerebral superficial, doença de Alzheimer, epilepsia, isquemia cerebral, cânceres de cabeça/pescoço/rim/pulmão, linfomas e melanomas.
Fonte: Departamento de Comunicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
- Acelerador
- Aparelho para aumentar a velocidade e a energia de partículas elementares carregadas (por exemplo, elétrons e prótons), utilizando-se campos elétricos e/ou magnéticos. Exemplos: ciclotrons, aceleradores lineares, síncrotrons e geradores.
- O novo ciclotron do instituto da CNEN em São Paulo, um exemplo de acelerador de partículas.
- Átomo
- É a menor porção que caracteriza um elemento químico. Contém um núcleo composto por prótons e nêutrons, com elétrons girando ao seu redor. Numa simples gota d'água, existem cerca de 6.000.000.000.000.000.000.000 de átomos.
- Blindagem
- Material utilizado para diminuir a intensidade da radiação.
- Blindagem das Radiações
- Redução das radiações por interposição de um material absorvedor.
- Bomba de Cobalto
- É um dispositivo contendo cobalto-60, destinado ao tratamento do câncer. O termo correto para definir este dispositivo seria fonte de cobalto.
- Ciclo do Combustível
- Série de processos envolvidos no preparo e recuperação de combustível para reatores nucleares de potência. Inclui mineração, refino, enriquecimento, fabricação de elementos combustíveis, uso no reator, processamentos químicos para recuperar e reconverter o material fissionável ainda existente no combustível usado e re-enriquecimento do material combustível para uso no ciclo seguinte.
- Ciclotron
- Acelerador de partículas no qual as partículas carregadas recebem acelerações sucessivas e sincronizadas, utilizando-se a diferença de potencial elétrico. Com o aumento da velocidade da partícula, um feixe vai tendo seu raio aumentado, numa trajetória em espiral, até que ele é destacado em direção ao alvo a ser bombardeado.
- Combustível Nuclear
- Material físsil ou fissionável utilizado num reator nuclear para produzir energia. O termo é também usado para definir uma mistura como a do Urânio natural - na qual somente pequena parte dos átomos presentes é constituída de materiais físseis -, se esta mistura for capaz de manter uma reação em cadeia.
- Contador
- Designação geral aplicada aos instrumentos detectores de radiação ou medidores radiométricos que detectam e medem radiações.
- Contaminação Radioativa
- A contaminação, radioativa ou não, caracteriza-se pela presença indesejável de um material em determinado local onde não deveria estar.
- Curie
- Unidade de radioatividade correspondente a 3,7 X 1010 desintegrações por segundo. O nome é uma homenagem a Madame Curie, que descobriu o rádio em 1898.
- Decaimento Radioativo
- Transformação espontânea de um nuclídeo em outro diferente ou do mesmo nuclídeo, tornando-se mais estável. Deste processo resulta a diminuição, ao longo do tempo, do número de átomos radioativos originais de uma amostra.
- Detector
- Instrumento para detectar radiações, que funciona a partir de um material ou dispositivo sensível às radiações, capaz de produzir um sinal resposta, possível de ser medido ou analisado.
- Dose Limiar
- Dose de radiação ionizante que produzirá um efeito biológico detectável.
- Dosimetria das Radiações
- Medida da quantidade de radiação liberada em um local específico ou a quantidade de radiação absorvida neste local.
- Dosímetro
- Dispositivo que mede a dose absorvida de radiação. Exemplo: filme dosimétrico.
- Elemento Combustível
- Conjunto de varetas combustíveis mantidas unidas por espaçadores e formando um feixe que é introduzido individualmente no reator nuclear. O núcleo do reator é formado por um grupo de elementos combustíveis.
- Elétron
- Partícula elementar com uma unidade negativa de carga elétrica. Os elétrons de um átomo circundam seu núcleo.
- Energia Nuclear
- Energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos. Pode ser liberada por uma reação nuclear de fissão ou por decaimento radioativo.
- Enriquecimento Isotópico
- Processo pelo qual se obtém maior concentração de um dos isótopos do elemento químico. No caso do urânio, busca-se maior enriquecimento (concentração) de urânio-235.
- Esterilização por Radiação
- Uso da radiação para eliminar elementos indesejáveis (fungos, bactérias, germes, etc presentes em alimentos ou objetos diversos.
- Filme Dosimétrico
- Embalagem opaca contendo filme fotográfico, para medir possíveis exposições às radiações ionizantes. É similar a um crachá.
- Fissão
- Divisão de um núcleo pesado em duas partes quase iguais, acompanhada da liberação de uma grande quantidade de energia e 2 ou 3 nêutrons.
- Fonte de Radiação
- De uma forma geral, qualquer material que emita radiação constitui-se em fonte de radiação. As fontes usadas na medicina, agricultura e indústria são " seladas ", isto é, encapsuladas de forma a impedir a disseminação do material radioativo
- Fusão
- Formação de um núcleo mais pesado a partir de dois núcleos mais leves. Neste processo ocorre a liberação de energia.
- Gamagrafia
- Técnica muito utilizada na indústria e construção, a gamagrafia é uma radiografia obtida através de raios gama. Por meio deste processo, pode-se detectar defeitos ou rachaduras no corpo das peças.
- Na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, utilizou-se a gamagrafia para garantir a integridade das tubulações.
- Íon
- Átomo que perdeu ou ganhou um ou mais elétrons. Por meio de ionização, o átomo torna-se eletricamente carregado.
- Ionização
- Processo de adição ou remoção de um ou mais elétrons a um átomo, criando íons. A ionização pode ser causada por grandes temperaturas, descargas elétricas ou radiações.
- Irradiação de Alimentos
- Processo cada vez mais usado em todo o mundo para melhorar a qualidade de frutas frescas, grãos e vegetais, prevenindo o brotamento, retardando a maturação e aumentando o tempo de conservação dos alimentos. Consiste em submetê-los a pequenas doses de radiação, por um tempo determinado.
- Isótopos
- Dois ou mais nuclídeos que possuem o mesmo número atômico, mas com diferentes massas atômicas. Isótopos possuem propriedades químicas iguais, mas algumas propriedades físicas diferentes.
- Material Físsil
- Material que sofre fissão por nêutros térmicos. Exemplo: urânio-235, plutônio-239 e urânio-233.
- Material Fissionável
- Material que, como o urânio-238, sofre fissão apenas por nêutrons rápidos. Também designa combustível nuclear.
- Meia Vida
- Cada elemento radioativo se transmuta a uma velocidade que lhe é característica. Meia-vida é o tempo necessário para que a sua atividade seja reduzida à metade da atividade inicial. Alguns elementos possuem meia-vida de milionésimos de segundos. Outros, de bilhões de anos.
- Molécula
- Menor porção de uma substância que mantém sua composição e propriedades químicas. É formada por grupos de átomos.
- Monitoração de Radiações
- Determinação contínua e periódica da quantidade de radiação presente em uma determinada área.
- Nêutron
- Partícula elementar sem carga, encontrada no núcleo de átomos mais pesados que o hidrogênio. São os nêutrons que mantêm a reação de fissão em cadeia no reator nuclear.
- Núcleo do Átomo
- Parte central do átomo, com pequeníssima dimensão (1/10.000 do diâmetro do átomo), mas que contém praticamente toda sua massa. É composto de prótons e nêutrons.
- Núcleo do Reator
- Porção central de um reator nuclear, contendo os elementos combustíveis.
- Reator de pesquisa Triga-Mark, localizado no CDTN, Instituto da CNEN em Minas Gerais.
- Radiação
- Energia que se propaga através da matéria ou do espaço em forma de onda ou partícula.
- Radiação Ionizante
- Qualquer radiação que retira ou desloca elétrons dos átomos, produzindo íons.
- Radiação Natural
- Radiação existente no meio ambiente, proveniente de raios cósmicos, de elementos radioativos naturais, etc.
- Radioatividade
- Decaimento espontâneo ou desintegração de um núcleo atômico instável.
- Radioisótopos
- Isótopo radioativo. Isótopo instável de um elemento que decai ou se desintegra, emitindo radiação.
- Radioproteção
- Conjunto de medidas que visam proteger o ser humano e o meio ambiente de possíveis efeitos nocivos causados pela radiação ionizante.
- Raios-X
- Os raios-X são emitidos quando elétrons acelerados por alta voltagem se lançam contra uma chapa de tungstênio e sofrem frenagem, perdendo energia. Têm a mesma natureza da radiação gama, diferindo apenas pela origem. Os raios-X não saem do núcleo do átomo. Por isso, não são energia nuclear. Os aparelhos de raios-X não são radioativos; só emitem radiação quando estão ligados (em operação).
- Reação em Cadeia
- Reações sucessivas. Numa reação de fissão em cadeia, um núcleo de um material físsil absorve um nêutron e fissiona-se, liberando 2 ou 3 nêutrons, que, por sua vez, são absorvidos por outros núcleos físseis, repetindo o processo.
- Rejeitos Radioativos
- Qualquer material resultante de atividades relacionadas a radionuclídeos (materiais radioativos) em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da CNEN, para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista. Comumente emprega-se a expressão lixo atômico como referência ao rejeito radioativo.
- O gerenciamento de rejeitos, protegendo o meio ambiente e a população, é uma das atividades da CNEN. Na foto, um exemplo de tratamento químico e cimentação de rejeitos.
- Salvaguardas
- Conjunto de medidas destinadas à proteção e ao controle de material nuclear, existente em qualquer planta ou instalação do chamado ciclo do combustível nuclear. Atividade que permite identificar, em tempo hábil, eventuais desvios de material nuclear, de forma a impedir sua utilização para fins não autorizados. A base legal das Salvaguardas provém de normas e acordos internacionais e do preceito constitucional que trata do uso exclusivamente pacífico da energia nuclear.
- Terras Raras
- Grupo de 15 elementos metálicos quimicamente similares (série lantanídeos), utilizados na fabricação de eletroeletrônicos, raios laser, supercondutores, supermagnetos, dentre outros materiais. As terras raras fazem parte da monazita, cuja constituição inclui também o urânio e o tório.
- Traçador Radiativo
- Pequena quantidade de um isótopo radioativo incorporado a um sistema, com a finalidade de definir seu percurso ou localização. Tem diversas aplicações na medicina, indústria, agricultura e na proteção ao meio ambiente.
- Traçadores radioativos podem identificar as causas da poluição nos rios